Publicidade

Eventos marcam os 25 anos do GAMA e os 10 anos do Programa Trilha do Saber

07 de Dezembro
Publicidade

Fundado em 28/11/1996 o Grupo Amigos do Meio Ambiente (GAMA), é uma entidade sem fins lucrativos, onde todos os membros são voluntários. O ano de 2021 marcou os seus 25 anos de fundação e coincidiram da mesma forma, com os 10 anos da inauguração da Trilha do Saber. No intuito de marcar essas duas datas, foram organizadas várias atividades.

As ações começaram ainda no mês de novembro com o 1º Concurso Fotográfico organizado pelo GAMA, cuja temática foi a biodiversidade e paisagens naturais do município de Pinhalzinho.

Já na noite do dia 02-12, ocorreu a mesa redonda: um resgate histórico da biodiversidade da região oeste catarinense, que contou com a participação dos biólogos; Adriano Dias de Oliveira, Eliara Solange Müller, Luciano Bergonzi e Manuela Gazzoni dos Passos. Nessa ocasião, foram conhecidos os vencedores do concurso fotográfico nas três categorias em disputa. Na categoria, adulta (maiores de 18 anos), a vencedora foi Josiane Ribeiro de Jesus. Na categoria jovem, a ganhadora foi Dara Balestrini de Oliveira, e na categoria criança o primeiro lugar foi para a Manuela Bertoncelli Lunelli.

Outro destaque desse evento foi a inauguração do novo site do gama, onde o mesmo pode ser acessado através do link, https://gama.eco.br/.

No último sábado (04) o GAMA e a Trilha do Saber estiveram participando do evento: um dia de presença na UNOESC Pinhalzinho. Na ocasião,  além de estarem coordenando o plantio de diversas mudas nativas no campus, expuseram  diversos acervos que remetem a biodiversidade da região oeste catarinense. Ainda no mesmo dia, houve a participação na oitava edição do Recicla Pinhalzinho, onde aproximadamente 350 litros de óleo residual de cozinha foram recolhidos.

Para finalizar, no domingo (05/12), ocorreu a 1ª Caminhada de Observação de Aves. Essa teve como local o remanescente florestal da chácara da Berta, e contou com a condução do biólogo e guia de birdwatching Lidiorlan Bortolaz. Ao todo foram registradas 39 espécies de aves, através de observações visuais e vocalizações diversas. 

Segundo a vice-presidente do GAMA Emanuela Bazzan, o meio ambiente merece nossa total atenção, não só nos eventos comemorativos mas no nosso dia-a-dia. Afinal, é responsabilidade e dever de todos, e não só do poder público, empresas ou fiscais, mantê-lo em boas condições, para que a gente possa usufruir da nossa natureza com todo potencial que ela tem a nos oferecer. "Hoje a legislação ambiental nos ajuda bastante no controle ao desmatamento, à poluição, às contaminações. Porém nosso maior objetivo é que a consciência ambiental esteja sempre presente na população pinhalense, independentemente de qualquer coisa. O Grupo GAMA não medirá esforços para avançarmos nesse objetivo, seja através de pequenas ações, ou grandes parcerias. Contem com a gente", disse.