Publicidade

Grupo Italiano participa de evento cultural em Gramado

Os novaerechinenses que representaram a Associação Veneta de Nova Erechim estiveram participando do encontro internacional de danças folclóricas

13 de Outubro
Publicidade

A Federazione Folk La Serenissima é uma federação que agrega grupos folclóricos e associações regionais italianas de diversos estados brasileiros, tem como objetivo fomentar e manter as tradições populares do povo italiano e a preservação dos costumes de nossos imigrantes. A Associazione Venetnia é a entidade máxima de folclore na Regione Veneto e que tem a Serenissima como correspondente no Brasil. Nos dias 01 a 03 de outubro passado, a entidade promoveu mais um Seminario sulle Tradizioni Popolari Italiane.

 

O evento aconteceu junto a ACG – Associação Cultural Gramado e contou com a participação de 14 entidades de folclore italiano do Brasil, proveniente dos estados do Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Paralelo ao seminário, o grupo nova erechinense participou do Internationales Tanztreffen (Encontro Internacional de Danças), com participação de grupos do Brasil, Alemanha e Itália.

 

Houve a participação dos grupos coirmãos a da Itália: Gruppo Folcloristico I Posagnòt de Possagno/Itália e Gruppo Folcloristico I Mercanti Dogali de Montebelluna/Itália, que ajudou com as apresentações da etnia italiana, e em especial, ao folclore dos Venetos, dos quais somos em maioria descendentes aqui no sul do Brasil.

 

Nova Erechim foi representada com a participação do Gruppo Folcloristico Mesa Luna, grupo este ligado a Associação Italiana Veneta representado no evento por João Soletti, Noeli Alessi Soletti, Gilmar Bianchi e Ivanete Basso Bianchi.

 

O Grupo desenvolve danças da etnia Italiana, principalmente do folclore da região de Veneto-Itália, tendo como objetivo o resgate, preservação e divulgação da cultura.

 

Publicidade
Publicidade