Publicidade

Massa de ar polar perde força, mas frio continua nesta sexta-feira

A previsão indica ainda que a sexta-feira terá sol com poucas nuvens na maioria das regiões.

30 de Julho
Publicidade

Depois de trazer frio intenso, temperaturas negativas que bateram os -8,6ºC - a mais baixa do ano até agora no Brasil - e neve para mais de 20 municípios catarinenses, a massa de ar polar vai se distanciando e a sexta-feira, 30, será marcada pela elevação gradativa das temperaturas durante a tarde. Isso não quer dizer que o frio foi embora. A previsão aponta para um amanhecer de sexta-feira com geada ampla em Santa Catarina e as temperaturas negativas deverão se repetir.

"A atuação de uma massa de ar mais seco inibe a formação de nebulosidade e favorece o predomínio do sol", explica o meteorologista da Epagri Ciram, Marcelo Martins. A condição que afasta a chance de neve, no entanto, manterá as temperaturas baixas.

Segundo a Epagri/Ciram, os valores de temperatura mínima para o período deverão variar de 0 a 5°C em boa parte de Santa Catarina, com as menores marcas entre -1 e -5°C. 

A previsão indica ainda que a sexta-feira terá sol com poucas nuvens na maioria das regiões, com nevoeiros e mais nuvens na madrugada e amanhecer do Meio-Oeste e do Litoral Sul. A temperatura estará em elevação gradativa no decorrer do dia e baixa acentuadamente no final da tarde e início da noite, com formação de geada novamente no estado.